bruna surfistinha

Bruna Surfistinha é um filme de negócios em que nem sempre há transações. Quando há movimentação na vida de Bruna, o filme se dá bem. Quando não há muita coisa acontecendo, mete um pouco os pés pelas mãos.

Quando a adolescente tem problemas, vai muito bem, é a melhor parte do filme. Quando chega a casa de prostituição, acanhada, caminha igualmente bem. Quando no privet tudo vira cotidiano, nesse momento pode se agarrar em seu elenco feminino incrível. E então isso só volta a acontecer na decadência após o auge, quando Raquel/Bruna torna-se Bruna Surfistinha. Até lá, enquanto é uma celebridade da internet, temos algo um pouco irregular.

Mas amarra muito bem seus pontinhos. Aquela garota do começo, abobada, é a mesma todo o tempo na idéia do roteiro e o filme consegue resgatar isso sempre que necessário. Quando melhora de vida, fica claro que ali existe  uma “garota popular da escola”. Ela se acha acima de seu passado, olha para um novo ponto de chegada – a nova amiga de outro nível social -, se nega a si mesma e a velha amiga. A garota, ainda Raquel, que olha para trás no final da projeção, permanece o filme todo. É esse o gancho que torna esse filme convencional em algo bom e aproxima o público de uma realidade diferente, a qual olharia com distanciamento.

A escolha de encarar a prostituição como um negócio, não marginaliza nenhum personagem. É bastante positivo e mesmo arriscado para um filme que claramente já visava seus milhões de espectadores.  Espectadores muito mais movidos pela curiosidade que pela entrega de emoções.

O atrevimento presente no bom-humor soma positivo para as marginalizadas prostituas, facilmente julgáveis pelo público. Só faltou um pouco mais de atrevimento para incluir o cliente na história toda, esses sim apenas acessórios.

 

Filmes citados:
2011 Bruna Surfistinha (Bruna Surfistinha) ***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s