127 Horas

127 Horas, de Danny Boyle (2010). Eu não sou do grupo de detratores de Danny Boyle, ainda que não seja um fã. A filmografia do diretor tem números medianos e os ótimos Extermínio e Sunshine – Alerta Solar. Ainda seu filme mais difamado me agrada: acho Quem Quer Ser um Milionário, digamos, agradável. Mas como disse, não sou um fã do cara e o biotipo de filme que o diretor fez em 2010 –  história inspiradora de gente que sobrevivendo à situação sistema – não muito me agrada.

Mas Danny Boyle tinha uma idéia popzinha, como em todos seus filmes. 127 Horas não é um filme comum, o que não é promissor em mãos menos competentes. O diretor pesa muito a mão e o que resulta é algo completamente esquizofrênico.

Existe uma contradição entre buscar empatia ou não do público. E isso é a única coisa que sobra no típico desse material, já que Boyle não toca na idéia de claustrofobia de seu personagem. O Chico Fireman comparou muito bem com o ótimo Enterrado Vivo. Profunda como um pires, a construção do roteiro para o personagem busca a de um ser-humano vazio e não muito digno de pena. Mas Danny Boyle, nas gravações que o ótimo ator James Franco faz com a câmera, resolve levar um pouco na mesma brincadeira. Parece dedicar-se muito mais a aventura de estar ali. Mesmo como se fosse um passatempo. A trilha sonora parece à de um videogame, tentando te manter ligado no jogo.

Manter o espectador ligado é outra coisa que Boyle traz de seus outros filmes e que cai da forma mais descabida possível. O estilo de montagem e os flashes são irrisórios.

E o que começou pegou mal para a maioria em Quem Quer Ser um Milionário, aquele clima bonitinho (e que coincidentemente não existe nos seus dois melhores supracitados filmes) chega no final, em um momento edificante que mostra a força da união entre as pessoas e  sua proximidade em nossa vida, blá blá blá.

Não desceu.

 

Filmes citados:
2002 Extermínio (28 Days Later) ****
2007
Sunshine – Alerta Solar (Sunshine) ****
2008
Quem Quer Ser um Milionário (Slumdog Millionaire) ***
2010
127 Horas (127 Horas)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s