a rede social

A Rede Social, de David Fincher (2010). A Rede Social é um filme travestido de comum, mas acho difícil alguém ter enchergado apenas um filme-biografia ou de tribunal, que é o básico de que o podemos chamar. Mas é tão anormal quanto sua trilha sonora impecável.

O filme fala sobre uma rede social, mas não propriamente do Facebook. Pode ser assim resumido tão quanto Zodíaco um filme de serial killer ou Benjamin Button um filme sobre um cara que viveu cronologicamente ao contrário (o que particularmente acho que seria muito melhor).

É a história de uma rede social – Mark Zuckerberg, seu amigo, os financiadores, a ex-namorada – inserido na visão de uma geração. Todos os seus personagens tem uma característica que é comum, a dissimulação deliberada para formar uma pessoa impressionante. E entre o nerd de Jesse Eisenberg e o superficial Justin Tiberlake, está o perdido Andrew Garfield, inocente nesse teatro, três atores impressionantes  que expandem seus personagens, também responsáveis em tirar o filme do comum.

Basicamente, David Fincher empetecou todos seus (em grande parte bons) filmes anteriores e com o amadurecimento do diretor essas características puramente estéticas, às vezes exageradas, se interiorizaram se tornando o fio da história ou pedra fundamental de seus personagens, e essa característica não precisa estar necessariamente exposta.

 

Filmes citados:
2007 ZODÍACO (Zodiac) ****
2008
O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON (The Curious Case of Benjamin Button) **
2010
A REDE SOCIAL (The Social Network) ****

Anúncios

Uma resposta para “a rede social

  1. Pingback: Tweets that mention a rede social « no escuro e vendo -- Topsy.com·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s