Além da Vida

Além da Vida (2010), de Clint Eastwood. Se os filmes que Clint  Eastwood vem dirigindo nos últimos anos são “menores”, como insistem em chamá-los, eu realmente quero que me contem onde está a crise no cinema para que eles mereçam tal rótulo. Além da Vida é talvez um filme limitado. Limitado à escolha entre um melodrama ou história assombrada, de ambos os lados oportunista, que povoam com grande popularidade os cinemas (inclusive nessa primeira semana Além da Vida teve a maior abertura nas bilheterias da carreira de Clint). A escolha de Clint nem de longe é a mais provável. É uma pequena crônica sobre a influência da morte, onde o grande sobra para a vida. Todos os personagens desse 31o filme do diretor são personagens que ao contato da morte buscam uma forma de continuar a vida.

E novamente temos todo o peso emocional que Clint Eastwood domina como poucos. Clint se dá muito bem com essas histórias “limitadas”. Para Paul Haggis, Menina de Ouro provavelmente seria um filme sobre eutanásia, para Clint esta é apenas um episódio na construção de seus personagens.

Clint Eastwood abre seu filme da forma mais inesperada – e começando assim, é difícil imaginar para onde o filme vai, principalmente para mim, que tinha uma mínima noção da sinopse do filme. Uma cena de ação fantástica, cheia de quebras de expectativas e recomeços que cria uma tensão que já a deixa como um momento memorável de 2011 (no caso do lançamento original, nos EUA, 2010).

A câmera passa o filme todo olhando de baixo para cima, o terreno olhando o elevado – uma exceção ocorre durante uma das mortes no filme, em um momento bem óbvio da fotografia – e no final inverte essa posição, deixando o desfecho da vida de mesma forma desconhecido.

E esse é apenas mais um filme pequeno de Clint Eastwood.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s