tetro

Tetro (2009), de Francis Ford Coppola Eu sou um grande fã de Francis Ford Coppola e isso não é nada muito especial. Essa pessoa dirigiu a trilogia de O Poderoso Chefão, o que já dispensa mais profundas apresentações. Mas me cativam de uma forma mais forte os considerados filmes menores do diretor. Como Caminhos Mal Traçados, Demmentia 13 ou, ainda que soe estranho entre esses três, O Fundo do Coração. Nenhum deles obra-prima, mas eles trazem algo de errante e de pessoal que eu gosto e acho sempre mais positivo em qualquer filme do que o impecável das obras épicas.

Tetro, a última produção de Coppola é desses filmes pequenos. Exala essa liberdade de alguém que filma porque quer, como quer. É mainstream alternativo. Pego de surpresa você jamais diria que um filme de um dos mais cultuados diretores vivos. É  a produção de um iniciante que passou na Un Certain Regárd. Quiçá um promissor diretor latino, para aumentar esse lado do alternativo. E talvez seja. Esse Francis é meio jovial. Não é menos desvairado e inconsequente que aquele que anos atrás gastou o que tinha e o que não tinha para produzir uma deliciosa aberração kitsch.

Aqui é kitsch novamente, mas em uma embalagem menos pop e espetacular, mais clássica. O que apenas faz elevar os momentos que irrompem loucos, fantásticos, em meio a esse melodrama que se encaixaria direitinho no enredo de uma novela mexicana. A linha que separa tudo do overacting é, aí sim, esse grande e experiente diretor, que expreme as emoções familiares como extraiu de um punhado de gangsters em um dos maiores filmes americanos já produzido.

E que também  não perde a mão na hora de explodir a emoção. Tem cenas chocantes, de deixar boquiaberto, não apenas cinematograficamente, mas no sentido que sua mãe fica quando assiste a uma novela.

Filmes citados:
Caminhos Mal Traçados (The Rain People) ****
Demmentia 13 (Idem) ***
O Fundo do Coração (One From the Heart) ****
O Poderoso Chefão – Parte 1 (The Godfather – Part 1) *****
O Poderoso Chefão – Parte 2 (The Godfather – Part 2) ****
O Poderoso Chefão – Parte 3 (The Godfather – Part 3) ****
Tetro (Idem) ****

Uma resposta para “tetro

  1. Pingback: filmes de 2010 – o que foi visto « no escuro e vendo·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s