refilmagens de filmes de romero

A Noite dos Mortos Vivos (1990), de Tom Savini Se o filme original era bastante alternativo, essa primeira refilmagem de um filme de Romero é habilmente pop. Embora coloque boa parte da força do filme na violência visual, diferente da versão de 1968, não é um filme ruim. Diverte bastante, embora não seja um destaque considerável à todo o restante da produção da época, o que é mais um contraponte aos zumbis originais. Refilmagem de A Noite do Mortos-Vivos, de 1968.

Madrugada dos Mortos (2004), de Zack Snyder Zack Snyder é a caricatura do citado pop do filme de Savini. Ele próprio é um diretor de películas pop, quase videoclipticas. Esse é o melhor longa que já fez, o que não é muito, porque apesar das adequações, o argumento original não deixa o filme se aproximar tanto do comum. Mas disvirtua a característica sociólogica do filme ao fazer seus zumbis correrem – o que também é o reflexo da época. Outra vez um choque menos letal. Refilmagem de Madrugada dos Mortos, de 1978.

A Epidemia (2010), de Breck Eisner Das três refilmagens,  a que mais gosto é a de Savini. Mas acredito que essa seja a mais corajosa por, apesar de também se adequar a padrões comuns do gênero atual, reciclar mais a idéia de Romero. Todo o filme é mais adequado. às mudanças. O pior é não conseguir convencer do poder de seus zumbis, na questão do que eles são capazes ou não de fazer. Mas tem vários momentos inspirados, que é o que salta frente a fraca produção atual. Acho a cena da serra e aquela com a faca na mão do personagem muito inspiradas. Refilmagem de Exército do Extermínio, de 1973.

Filmes citados:
A Epidemia (The Crazies, 2010) ***
O Exército do Extermínio (The Crazies, 1973) ****
Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead,  1978) *****
Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004) ***
A Noite dos Mortos -Vivos (Night of the Living Dead, 1968) *****
A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1990) *****

Anúncios

Uma resposta para “refilmagens de filmes de romero

  1. Pingback: filmes de 2010 – o que foi visto « no escuro e vendo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s