lula – o filho do brasil

Lula – O Filho do Brasil (2009), de Fábio Barreto A boa idéia é a de um filme sobre uma mãe e sua influência sob os filhos. A educação aplicada nas classes baixas e populares de um país que escolheu um presidente à sua imagem e semelhância. Lula, o filho do Brasil, o filho de Dona Lindu. Em um país ainda patriarcal, poucas coisas demonstram maior espírito de resistência. De mártir mesmo.

O momento ruim vem quando se divide nas três mulheres da vida de Lula, a mãe parece um pouco esquecida. Sequencialmente há um dos momentos em que o diretor fala mais diretamente que é um filme sobre um homem sob influência, o suficiente para que não se perca o fio.

O filme é cheio de senões, basicamente clichês do cinema-biografia e do cinema comercial ascendente brasileiro. Que começa a melhorar artisticamente, é visível aqui e, entre outros, em Chico Xavier, também de 2010. Há mais movimentos de câmera cinematográficos, assim como a infância é contada quase em silêncio, através apenas das imagens.

Cortando a inércia desses senões, ótimos momentos. O que gosto mais é a cena em que a professora tenta intervir no laço familiar, um clássico filantropismo vazio e compensador (para um dos lados apenas). A realidade daquelas vidas chega, o pai chega, o bicho-pega, a professora sai de cena. Ninguém quer realmente se comprometer.

Outro grande momento que se descola do básico, a cena em que o discurso de Lula é repetido pela boca dos trabalhadores do ABC. A figura é o sindicalista naquele momento, o diretor entende. É o líder  que fala, o proletário é o discípulo. A  câmera não sai de Lula, mas é possível ouvir ressonante o discurso, em eco.

Filmes citados:
Lula – O Filho do Brasil (Idem) ***

Anúncios

Uma resposta para “lula – o filho do brasil

  1. Pingback: filmes de 2010 – o que foi visto « no escuro e vendo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s