os meus melhores filmes de amor


5

As Pontes de Madison (1995), de Clint Eastwood. Qualquer um faria um drama sentimentalóide e pretensioso. Clint faz um história dura e linda, sem poréns. Tudo é corretamente apresentado, jamais o drama social é primeiro plano e panfletário ou a história de amor nos força a acreditar naquilo tudo. Na verdade, é como tudo só fosse chegasse a algum lugar na drástica cena do carro; como se parassemos agradavelmente de assistir e enfim notássemos o que estava acontecendo ali. Somento após isso notamos o quanto os tons pantéis da fotografias são nostalgicos, ou como todo objeto, mesmo o que não apareceram em cena, que apenas sabemos existir, ou os lugares por onde passaram os dois, estão de toda forma impregnados por memórias. Revisto é tudo exatamente triste como quando terminamos de assistir uma primeira vez, como uma projeção em repeat.


4

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004), de Michael Gondry. O roteiro de Charlie Kauffman desconstrói e recompõe uma história de amor que acaba mostrando cada momento como individual e único nesse filme, mas o ponto de chegada é simples e comum. É como, depois de toda aquela loucura, olhar e avaliar lindas toda e qualquer história de amor banal. A direção de Gondy acompanha a loucura de tudo aquilo, mas sabe olhar sensitivamente os momentos mais sentimentais. O olhar para a mémoria e a importância dado ao passado nos relacionamentos são explorados como elementos duvidáveis o que é louvável e o momento final soube ser íntimo e pessoal àquele casal, um modo lindo de fechar uma história de amor apenas para o espectador.


3

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen. Em uma lista de 20 títulos já seria impossível ignorar mais algum filme de Woody Allen. Seus filmes quase sempre não agradariam no gênero ao qual pertence, mas é difícil não consentir que o diretor e roteirista muitas vezes conta o amor urbano como poucos. A constância da filmografia ainda deixa um elo entre as história que as tornam ainda mais próximas de quem as assiste. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa é minha história de amor alleniana preferida, onde ele une o cinismo de seus dramas intensos à suas comédias abobalhadas em seu melhor casal.


2

Aurora (1927), de F.W. Murnau. Primariamente cinema, imagem em movimento e ali o príncipio do som, em um filme com uma história quase banal mas de uma intensidade dramática pouco vista no cinema. Vários momentos de Aurora poderiam ter se perdido no tempo pela inocência do roteiro e do tamanho simplismo da composição básica do roteiro de cada uma das cenas, mas o trunfo de Murnau é isolar completamente seu casal principal, tudo que não é o marido ou a esposa parece não fazer parte daquele universo. Ali se intromete onde não deveria. Essa história é deles, e com pouco tempo de projeção e um comovente sorriso contido da atriz Janet Gaynor, o diretor nos convence disso.

1

Antes do Amanhecer (1995) e Antes do Pôr do Sol (2004), de Richard Linklater. Eu acho que nenhum filmes trata tão bem do tema “amor” quanto essa dupla. Falam competentemente das espectativas românticas e suas frustações, fielmente e sem desvios, mas ao  mesmo tempo embala toda a história em diálogos carismáticos que nos fazem amar o casal tão quanto o de amigos íntimos e nos engana muito bem em meio a todo o argumento de realidade para mostrar que somos completamente sucetíveis às ilusões clássicas de um romance.

Filmes citados:

Antes do Amanhecer (Before Sunrise) *****
Antes do Pôr do Sol (Before Sunset) *****
Aurora (Aurora) *****
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of Spotless Mind) *****
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall) *****
As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County) *****

Ps.: Os três posts, claro, dedicados à Camila.

Anúncios

2 Respostas para “os meus melhores filmes de amor

  1. Que legal, seu TOP#1 de romance é igual o meu =D
    Realmente não existe romance tão maravilhoso quanto este. É um verdadeiro aprendizado sobre a vida e o amor.

  2. Pingback: diretores: woody allen « no escuro e vendo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s