os melhores filmes de woody allen


Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
(annie hall, dir.: woody allen, 1977)
starstarstarstarstar

Os melhores filmes de Woody Allen são suas comédias, inevitavelmente. Elas parecem menores, porém. São filmes  que assistindo esperando o que ver, o que, aqui, não é nenhum problema. “Annie Hall” é talvez a comédia que mais destoa desses sintomas sem deixar nenhuma das características comuns de Woody Allen. Arrisca bem mais em um roteiro não linear, mas acerta em cheio por fluir despretensiosamente, e pegar o espectador lá no final – onde parece engradecer tudo que o precedeu; parece aumentar esse “filme-de-Woody-Allen”. É também o auge da melhor dupla que Allen formou.


Maridos e Esposas
(husband and wives, dir.: woody allen, 1992)
starstarstarstarstar

Deve ser um dos mais subestimados da carreira do diretor. Woody Allen escreve sobre o casamento fechando-o por todos os lados. A câmera é ao mesmo tempo íntima e intrometida, sabe onde deveria estar, conhece muito bem o que está filmando, mas parece tão pouco confortavel quanto as pessoas dentro dos relacionamento. Os diálogos são perfeitamente escritos para jamais sobressair-se uns aos outros, mas estão neles grandes momentos que caracterizam o drama conjugal e bons momentos da comédia cotidiana intrisecos. O casal formados pelos sublimes Sydney Pollack e Judy Davis, em um mesmo diálogo, define o seu casamento: “são anos de intimidade” e “algumas pessoas não nasceram para ficar sozinhos”. São de frases conhecidas e credibilizadas que Woody Allen compõe seus filme. São usadas sequencialmente em um momento que gosto especialmente: a cena entre Allen e sua aluna. As espectativas (e fica interessantemente subjetivo se naquele momento  são nossas ou do personagem de Allen) são quando Juliette Lewis  caracteriza o desejo por ela vinda de homens mais velhos como a ” busca da juventude perdidade” , a consequente negação da aluna de sair com homens mais velhos e o convite da família dela para que Allen traga a esposa para jantar.


Crimes e Pecados
(crimes and misdemeanors, dir.: woody allen, 1989)
starstarstarstarstar

Um Allen simples. Um filme característico, Woody se sobressai à ele mesmo. O melhor dos momentos “Crime e Castigo” da filmografia de Woody Allen. Cínico, irônico e dramático, traz ainda várias das melhores gags do diretor.

Para fechar dez (em ordem alfabética): Dorminhoco, A Era do Rádio, Hanna e Suas Irmãs, Manhattan, Match Point, Memórias,A Rosa Púrpura do Cairo.

Anúncios

6 Respostas para “os melhores filmes de woody allen

  1. Preciso rever Maridos e Esposas, enquanto que os outros dois certamente estão entre os melhores. Destacaria também Zelig, enquanto que O Dorminhoco tem partes muito engraçadas (e algumas geniais). Dessa última década fico com Igual a Tudo na Vida e Match Point, com Tudo Pode dar Certo num possível terceiro lugar.

  2. Mas gosto mais de Whatever Works que de Igual a Tudo Na Vida, embora goste bastante dos dois!

    Talvez eu colocaria Zelig entre os dez, mas é difícil tirar algum dali.

  3. Pingback: diretores: woody allen « no escuro e vendo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s