como treinar seu dragão / a estrada / soul kitchen


Como Treinar Seu Dragão
(how to train your dragon, dir.: dean deBlois & chris sanders, 2010)
starstarstarstar

Os filmes infantis aos poucos quase inexistem, mais do que nunca buscam se enquadrar como familiares na tentativa de um maior número de público. A Pixar já faz isso há algum tempo, sem problema algum – seu filmes provavelmente são mais vistos por adultos do que por pimpolhos. A Dreamworks, vem atrás de seu grande público com filmes de comédias, quase sempre falhas, uma tão modular quanto a outra. Falta de confiança no público, de que talvez um filme que adote um tom menos abobalhado não seja apreciado. Errou. “Como Treinar Seu Dragão” é uma aventura de fantasia com poucas amarras e que anda fazendo bastante sucesso nas bilheterias. O roteiro não pula de uma gag para outra e sim caminha por toda a descomprometida mas bonita história. Com certeza bem mais graciosa que qualquer animação que a Dreamworks tenha feito desde  “FormiguinhaZ”, dez anos atrás.


A Estrada
(the road, dir.: john hillcoat, 2010)
starstarstar

Uma jornada simplesmente pessimista. Não existe um porquê para divagar. Existe a falta de noção do que é bom ou ruim quando se nasce em um mundo como esse e a tristeza de saber os frutos que esse mesmo mundo já deu. A fotografia, o fato de ser tão cinza quanto uma película P&B, não me agrada muito,  é quase lugar comum, e as inserções de cor nos flashbacks, tão quanto. Com exceção do momento em que o garoto pinta com o giz de cera, com a cor em favor da forma, é o único momento em que ela parece um elemento no filme, e não um veículo.


Soul Kitchen
(idem, dir.: fatih akin, 2009)
starstarstarstar

Fatih Akin dá só um toque ácido, bem leve, de comentário social mas me pareceu muito mais eficaz que o drama gritante de “Do Outro Lado”, único filme seu que vi para comparar. Mas se sobressai no filme o ótimo clima feelgood que eu jamais imaginei que sairia do diretor. Do filme-sofrimento há um mergulho em cenas de humor desatadas que funcionam sempre. A trilha sonora, uma coletânea que eu provavelmente vou ouvir por bastante tempo. O restaurante Soul Kitchen se tornou um de meus lugares cinematográficos favoritos.

Anúncios

2 Respostas para “como treinar seu dragão / a estrada / soul kitchen

  1. Pingback: Os filmes de 2010 vistos ate aqui « no escuro e vendo·

  2. Pingback: os filmes da 33ª mostra de cinema de são paulo « no escuro e vendo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s