donnie darko

Gostei quando assisti ao original Donnie Darko. Richard Kelly em seu filme de estréia se mostra um bom diretor de suspense. Os furos e a dificiculdade de compreensão de seu filme são convertidos em mistério, como se tudo estivesse mesmo ali e tivesse de fato grande importância. De certa forma, Donnie Darko, em 2001, foi um filme grande, principalmente adequando as proporções. Foi alvo de inúmeras discussões por forums na internet. Os furos  criaram uma mitologia/culto ao redor deles.

Pois bem. Em 2004, Richard Kelly lançou sua “versão do diretor”, que eu ví somente ontem. E confesso que o filme perdeu bastante – se não toda – sua graça. Os furos são parcialmente tapados, mas mantém sua narrativa em estado estranho. O resultado é um filme menor. Com o poder que conquistou, o diretor transformou seu filme em mero exemplar regular de suspense sobre viagem no tempo e fim do mundo. Um narrativa redonda que após sua conclusão, se torna completamente desinteressante.

Além disso, se em 2001 os efeitos davam impressão de um filme B, underground, talvez subversivo, feito escondido no porão, os efeitos empregados porcamente têm um resultado péssimo. Quase todos os momentos “novos” (quando não extras  de cenas excluídas de DVD) parecem ter sido feitas depois do lançamento da primeira versão de 2001 (o que eu não duvido que se confirme).

A versão de Richard Kelly é como se o famoso último episódio de A Caverna do Dragão tivesse sido exibido, e no fim das contas, preferíssimos esse saudosismo ao que nos é vazio. E o vazio sermelhor não é um bom sinal.

donnie darko (idem – 2001, dir.: richard kelly) starstarstar
donnie darko – the director’s cut (idem – 2004, dir.: richard kelly) starstar

Anúncios

2 Respostas para “donnie darko

  1. Chato essa coisa de ‘versão do diretor’. Só serve pra gente gastar mais dinheiro, hehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s