melhores filmes de terror 2000-2009

Provavelmente os filmes de gênero mais amados são os de terror. É o meu, sem dúvidas. Se o medo tem uma variável infinita, o o seu cinema assim também é. O cinema de terror versa sobre os racionais e os irracionais, e quase sempre é um dos lados do cinema que melhor sintetiza sua época. A grande maioria dos bons filmes de terror dessa década são políticos. Em uma época grandiosamente cética, o maior medo não poderia vir mais diretamente. Assim como a fixação pela realidade tomou vários filmes com a câmera em primeira pessoa. Com uma década esparramando refilmagens, um revival dos anos 80, todo novo, foi um dos melhores exemplares. E dessas refilmagens, apenas duas são dignas de nota. O cinema oriental inflou o gênero por todo o mundo. A melhor cena de terror da década, a mais assustadora, é uma dança estranha de um filme japonês. Na lista, couberam ainda mais três terrores orientais (dois cabeludos) e uma (e talvez única proveitosa) refilmagem. Os fantasmas marcaram maior número de aparições. Um gore perfeito se perde emulando erudição. O nome mais forte do gênero da década surgiu no fim dos 90’s e tem dois filmes da lista. Três velhos diretores e  três nomes promissores. Um longa é brasileiro, e é também um dos melhores dentro todos os nacionais. A melhor desculpa para cena de terror foi uma doença psicológica de pele. O maior vilão é uma mulher “comum”. A frase  é “Sete dias!”.

Sobre a lista, nem preciso dizer, é do que eu ví e do que eu acho.


20) Extermínio
(28 days later)
dir.: Danny Boyle
2002 – UK


19) Abismo do Medo
(The Descent)
dir.: Neil Marshall
2005 – EUA


18) O Pacto/ Clube do Suicídio
(Jisatsu Jakuru)
dir.: Sion Sono
2001 – Japão


17) Sinais
(Signs)
dir.: M. Night Shyamalan
2002 – EUA


16) REC (REC)
dir.: Jaume Balagueró
2007 – Espanha


15) Massacre da Serra Elétrica
(Texas Chainsaw Massacre)
dir.: Marcus Nispel
2003 – EUA


14) O Orfanato
(El Orfanato)
dir.: J.A. Bayona
2007 – Espanha/México


13) O Chamado
(The Ring)
dir.: Gore Verbinski
2002 – EUA


12) Ju-On – O Grito
(Ju-On)
dir.: Takashi Shimizu
2002 – Japão



11) Os Outros
(The Others)
dir.: Alejandro Amenábar
2001 – Espanha/EUA/França/Itália


10) Deixa Ela Entrar
(Lat Den Rätte Komma In)
dir.: Thomas Alfredson
2007 – Suiça


09) Cloverfield – Monstro
(Cloverfield)
dir.: Matt Reeves
2008 – EUA


08 Fim dos Tempos
(The Happening)
dir.: M. Night Shyamalan
2008 – EUA


07) Espiritos
(Shutter)
dir.: Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom
2004 – Tailândia



06) Encarnação do Demônio
(Encarnação do Demônio)
dir.: José Mojica Marins
2008 – Brasil


05) Arrasta-me Para o Inferno
(Drag Me To Hell)
dir.: Sam Raimi
2009 – EUA



04) O Hospedeiro
(Gwoemul)
dir.: Joon-ho Bong
2006 – Japão


03) O Nevoeiro
(The Mist)
dir.: Frank Darabont
2007 – EUA


02) Kairo/Pulse
(Kairo)
dir.: Kiyoshi Kurosawa
2000 – Japão


01) Terra dos Mortos
(Land of the Dead)
dir.: George A. Romero
2005 – EUA

Bônus: As cenas mais memoráveis: A dança de “Kairo”, O cemitério em “Arraste-me Para o Inferno”, O suicídio de “Deixa Ela Entrar”, O vídeo de “O Chamado” O purgatório de “Encarnação do Demônio” e A moça morta na cama de “Espíritos”.

42 Respostas para “melhores filmes de terror 2000-2009

  1. Ronald anotei os quatro porquê não vi nenhum. E me pareceram todos interessantes. Na oportunidade aumento a lista.

    E eu adoro Fim dos Tempos, meu lado mais masoquista adorou aquele povo todo correndo do nada. E as cenas de suicídios são umas melhores que as outras. Até esqueci de colocar ali no bônus.

  2. Achei que Os Outros ficou muito atrás. :B

    E podia ter colocado “Terra dos Mortos/Diário dos Mortos”.

    Gosto também de Água Negra do Salles.

    P.S.: Tenho que ver urgentemente Dixa Ela Entrar.

  3. Não ví Diario dos Mortos ainda. Na verdade esqueci, se não tinha visto ontem pq da pra confiar em Romero.

    Caio, não gosto de Água Negra. Nem do original.

  4. Sinceramente acho que faltou uma porrada de coisas nessa lista! Além dos citados franceses (Martyrs, A Invasora a até o Alta Tensão), faltou outros orientais que gosto muito como: A Arte do Demônio e para mim um dos melhores filmes de terror da década é o curta brasileiro: Amor Só de Mãe,do Dennison Ramalho de 2003. Se você não viu não sabe que está perdendo! Se não me engano tem no Youtube!! Vale correr atrás!

  5. opa blob, vou dar uma olhada sim. a melhor coisa das listas sao as discussoes, da para conferir os gostos dos outros e ver coisa que nao deu.

    Alta Tensão eu veria pq Alexandre Aja dirigiu a boa refilmagem de Hills Have Eyes, mas eu gostei bem pouco de Espelhos do Medo. Em uma outra oportunidade eu verei.

  6. Boa lista.
    Sugiro que assistam Viagem Maldita de Alexandre Aja, refilmagem do Quadrilha dos Sádicos de Wes Craven de 1977.
    E Fim dos Tempos, na minha opnião, é muito fraco.

  7. Tiago, eu já ví. Viagem Maldita ficaria em 21º, na verdade.

    Eu adoro Fim Dos Tempos, é o melhor filme que poderiamos considerar como ‘de mistério’ (que péssimo) dessa década. E quanto à esse mistério eu não tenho nenhuma dúvida.

  8. Eu acho os dois primeiros “Jogos Mortais” razoáveis, mas nenhum tão bom quanto qualquer um dessa lista. Os restante, parei no quinto, são mediocres.

  9. poxa….até q essa lista é legal…..eu colocaria ALMAS CONDENASAS….SILLENT HILL, JOGOS MORTAIS, A BRUXA DE BLAIR, em fim…esses eu curto pra caramba…..hehe

  10. Tatiana, se existe uma coisa em Terra dos Mortos que é horrível (digo aqui afirmando esse como um filme de horror) é seu nexo e consciência em relação à condição humana, tanto em seus humanos saudáveis quanto em seus zumbis, que tem as característas dos primeiros sobrepostas à todo o amedrontante de seus personagens comuns.

  11. vcs deve ter burrice cronica ouserem mal enformados ou muitos cegos pra não verem que o Exorcista é o melhor filme de terror sem disculsão de todos os tempos

  12. ataa lool to viajando ake ‘ Fooi mal rafaéu nem tiinha lidoo seu comentariio ‘ ;s

    ja vii o chamado , ( nao Gostei mt )

    tbm vii o nevoeiro e Espiiritos ( mt Loko )

  13. olha tenho 11 anos e ja assisti metade deses filmes e vc nem sito jogos mortai chamo etc.Acho que o piorzinho mais assustador ai é o rec

  14. rafaéu vc é um babaca vc deveria ter colocado em primeiro lugar massacre da serra eletrica pq é um dos melhores filmes de terror q eu acho e assustador vc é muito idiota de colocar esses filmes que nem parece q é de terror sabe pq eu acho vc muito idiota? pq vc falou q fim dos tempos e muito bom ñ sei ñ mas eu acho q vc é gay seu babaca esse filme e horrível. valeu seu besta……….

  15. Nossa , não acredito q vc recomendou “FIM DOS TEMPOS”!!

    Pessoal não caem nessa armadilha ,soh para vcs terem idéia ,o filme concorreu a vários “premios” no framboesa de ouro(uma espécie de oscar para os piores filmes do ano)
    uma bomba cinematográfica

  16. dessa lista tem filmes que presta mas falta pra mim olhos famintos 1 o massacre da serra eletrica e tirar da lista fim dos tempos que nao e para levar a serio

  17. adoruuu filmes de terror principalmente remakes, como o massacre de serra elétrica que não esta na lista!!!

  18. Aryadiniz eu gosto bastante da refilmagem de Massacre, entraria numa lista maior. Cheguei a escrever sobre ele aqui no blog. Mas não acho as outras refilmagens de clássicos muito boas,não. Uma ou outra apenas dão sorte.

  19. A sua lista de filmes é boa sim cara,mais vc precisa assistir A invasora,Mártires….são filmes surpreendentes,excelentes.Entendo vc ter colocado The Happinng(Fim dos tempos)acho que vc e eu somos uns dos poucos que conseguiram entender a mensagem do filme.Um abraço!

  20. A sua lista de filmes é boa sim cara,mais vc precisa assistir A invasora,Mártires….são filmes surpreendentes,excelentes.Entendo vc ter colocado The Happening(Fim dos tempos)acho que vc e eu somos uns dos poucos que conseguiram entender a mensagem do filme.Um abraço!

  21. a lista tá boa, menos drag me to hell que parece uma comédia… é horrivel, sério não vejam

  22. ótima lista;
    Sou louca por filmes de terror e suspense;estou sempre procurando o que há de novidade.

    ESPÍRITOS realmente é demais de bom;dá medooooo!!!
    Gosto de O ILUMINADO;O CHAMADO; que vc colocou na lista; é um dos mais assustadores!!
    O último que assisti e que achei TERRÍVEL DE BOM!! foi O RITUAL;com o fantastico ANTONY HOPKINS.é pra ficar grudado na tela!!!

  23. “Deixa ela entrar” é melhor do que qualquer um dos outros.
    Em qualquer lista séria, ele é sempre o 1º lugar. É o melhor filme de horror da década, sem dúvida.

  24. Colocar o remake americano de Ringu na lista, tsc, tsc… Se você realmente fosse fã de terror teria visto a versão original, muito superior. A versão americana tirou todo o contexto cultural, virou apenas mais um filme comum de terror. Sadako faz todo sentido (ligada à mitologia dos youkais), Samara não faz nenhum sentido. Só há um mérito na versão americana: fazer o mundo olhar mais de perto para o cinema asiático. E acabou.

  25. Ola achei a lista muito boa mas no lugar de fim dos tempos eu colocaria Os 13 fantasmas eu acho que todos esqueceram desse filme ñ sei direito se é Os 13 fantasmas ou O 13° fantasma mas é muito bom recomendo!!

  26. desculpes todos vcs mas a casa de cera, panico na floresta deveriam estar nesta lista e outros como legiao, estrada maldita

  27. Olha eu gosto desses filmes mas anota aí esses também são legais”a hora do pesadelo,pânico 4,premonição,a orfan,novo pesadelo o retorno de Freddy Krueger,o buraco,freddy vs jason,olhos famintos. Eu tenho mas só que não estou lembrada agora há e premonição eu recomendo todos do 1 até o 5 e olhos famintos eu acho o primeiro mas legal que o segundo.E alguns desses não são terror são suspense mas também chegam a assustar.

  28. Sou fã do Jason(Friday the 13), e não vi o filme de 2009 na sua lista.Tambem gosto dos filmes da trilogia Halloween que foram lançados nos ultimos anos.

Deixe um comentário

