quatro bons romancezinhos (ou não)

500

(500) Dias Com Ela
(500 days with summer , dir.: marc webb – 2009)
starstarstar

Como indie tenta ser daquela criatividade óbvia: os dias que aparecem na tela acabam por atrapalhar; as resoluções pretensas menos óbvias também. Pelo menos não abusa da música. Mas mostra sua independência em cenas destrambelhadas que dão vida ao filme, como a canção no meio da rua e (sim!) o passarinho azul. Os atores principais são cativantes, o que já daria de cara algum êxito para qualquer romance. Bonitinho e ordinário, muito mais o primeiro.

adve

Férias Frustradas de Verão
(adventureland , dir.: greg mottola – 2009)
starstarstarstar

Tem a marca dos filmes que te pegam mais fundo: é praticamente impossível não ficar até os últimos créditos. Passa o filme todo em uma fotografia de verão, sempre pôr -do-sol, nostálgico, nos levando a um certo lugar óbvio. Que bom que muda. Feel-good romance. Greg Mottola já tinha sido tão lírico na amizade de Superbad, volta igualmente bem em uma história de amor de verão.

note

Diário de Uma Paixão
(the notebook , dir.: nick cassavetes – 2004)
starstar

Ao longo da projeção oscila entre o exagero plástico e o acerto no mais simples. Um ponto positivo é que parece fugir de reviravoltas, para sempre anunciá-las antes. Os momentos finais perdem um pouco pelo brusco das ações do diretor, mas é muito bonito, a cena dos cinco minutos é emocionante, embora bem pouco aproveitada. Assim como o final parece revigorante, mesmo que clichê.

love

Simplesmente Amor
(love actually , dir.: richard curtis – 2003)
starstarstarstar

O mais óbvio seria dizer construção sátira, mas acredito muito mais em desconstrução. Trabalha para compor o que mais buscamos nos mais clichês romances e ainda se situa em um momento de clara sensibilidade mundial. Prova de que funciona é uma cena absurdamente calculada que se torna a melhor coisa do filme.

3 Respostas para “quatro bons romancezinhos (ou não)

  1. Pingback: os filmes da 33ª mostra de cinema de são paulo « no escuro e vendo·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s