arraste-me para o inferno

drag

O capital é muito mais a ruína da moça, o grande vilão, que o mal físico do filme. É a chave do recebimento da maldição (a recusa do empréstimo), a tentativa de salvação (o preço do exorcismo) e o erro que lhe é fatal (a moeda do namorado).

Na tentativa de subir de cargo no banco, funcionária recusa prolongamento de dívida: é amaldiçoada. Ela é loira, frígida, namoradinha. Que boa moça. Porém, bem mais que a maldição envocada, através de desvarios bem demarcados pelo filme,  teme de alucinações por unhas mal feitas, gosmas e vermes. Que nojinho desses perversos vilões, todos imigrantes, bem como todo o submundo do filme.

Mas o subtexto é um brinde. O maior mérito de “Arraste-me Para o Inferno” é ser uma das coisas mais divertidas produzidas nessa década. E bem produzidas. Da decupagem ao roteiro que recicla com êxito cenas clássicas. Expreme a liberdade criativa dos filmes B. Chega ao cartoon com sombras perseguidoras e bigornas.

Na mediocridade da má utilização do recurso no cinema atual, os efeitos sonoros funcionam surpreendentemente bem- e em momentos óbvios; somos praticamente avisados do fato.

O medo e o humor se apresentam em cena ao mesmo tempo. Na cena com o enterro cigano, em contradições entre imagem-ator-trilha sonora,  o obscuro e estranho vão crescendo, e o final da cena completa-a com um ótimo humor negro, formando uma cena peculiar e divertida. Assim como todo filme.

arraste-me para o inferno (drag me to hell – 2009 dir.: sam raimi) large-red-starlarge-red-starlarge-red-starlarge-red-star

Anúncios

2 Respostas para “arraste-me para o inferno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s