os homens preferem as loiras

diamond

 diamond1

Há que se sentir muita falta de filmes como esse. Em nenhum lugar é fácil de se achar tamanha despretensão e tamanha segurança em não se importar em fazer diversão com o impossível, e sem que se use esse fato como ferramenta. A cena com Marilyn Monroe na janela do navio e o julgamento com uma farsante Jane Russel passam tão desapercebidas no lógico que se explica a dificuldade em não se encantar com “Os Homens Preferem as Loiras”.

Que de forma alguma desmereça a proeza de um diretor que é dos melhores no cinema norte-americano. Prova disso é um diálogo rápido e certeiro na parte final entre Marylin e seu futuro sogro, que enxuta um filme que parecia vazio. Também acho genial a forma da inserção da cena musical (talvez a mais famosa de todos os tempos, certamente das melhores) de “Diamonds is the girls best friend” no roteiro. A cena de “Ain’t Anyone Here for Love” sofre de algum desvio narrativo que daria uma pausa no filme, não fosse também magistralmente registrada.

Os irmãos Farelli tem um cinema também baseado no ilógico e bebem dessa fonte de uma forma boa, mas muito mais grosseira. Cinema de entretenimento como esse, que nem sequer é o melhor de Howard Hawks, ainda não foi atingido.

Os Homens Preferem as Loiras (Gentlemen Prefer Blondes, 1953, dir.: Howard Hawks) large-red-starlarge-red-starlarge-red-starlarge-red-star

Anúncios

Uma resposta para “os homens preferem as loiras

  1. Foi o primeiro Hawks que vi. Na verdade, foi o primeiro Marilyn que vi. Passava na Globo, e só comecei a ver por querer conhecer ela (há muitos anos, nem sabia direito o que era cinema).

    Adoro até hoje, um dos 15 melhores musicais que vi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s