os 30 melhores filmes de todos os tempos

Esse blog completou três anos. Para não ficar de novo naqueles posts tão divertidos quanto as atas do seu condomínio, resolvi começar esse ano a tarefa de, a cada 12 meses de vida do No Escuro e Vendo, aumentar outros 10 nomes na minha lista pessoal de melhores do mundo e publicar aqui. A ideia também é tentar resenhar todos esses abaixo antes 3 de fevereiro de 2013

Quase todos – “quase” para evitar os chatos-do-não-pode-generalizar – os cinéfilos amam fazer essas listinhas bestas e irresponsáveis que vão odiar alguns minutos depois. Eu mesmo fiz uma há algum tempo e coloquei no Facebook. O tempo que eu demorei a organizá-la foi igualmente proporcional ao tempo que eu demorei para achá-la descabida. Essa aqui eu pensei um pouco mais. Foram 81 pré-selecionados que dolorosamente fui eliminando até chegar nesses 30. E trapaceei pouco, somente na 5ª posição é que juntei dois filmes em um.

O mais divertido é, para quem faz, ver o que você jamais imaginaria que ficaria de fora e, principalmente, o que ficaria no topo. O primeiro colocado já apareceu naquela famigerada lista que citei. Mas no final, ele é realmente meu filme preferido. Quem diria, hein?

Essas listas falam um pouco de seus autores. Eu já esperava um bocado de obras sobre personagens perdidos na vida, mas não tantos filmes metalinguísticos. Chego a ter preguiça de metalinguagem. Mas quem diria, hein? (2 membros).

Mas vamos logo parar com esse texto – que eu sei que você ignorou a princípio – para ir ao que realmente interessa: de acordo com o autor desse blog, os 30 melhores filmes de todos os tempos são


#30 BANG BANG
Idem (Brasil, 1971)
Dirigido por Andrea Tonacci


#29 OS INCOMPREENDIDOS
Les 400 Coups (França, 1959)
Dirigido por François Truffaut 


#28 A MORTE NUM BEIJO
Kiss Me Deadly (EUA, 1955)
Dirigido por Robert Aldrich


#27 A HORA DO LOBO
Vargtimmen (Suécia, 1968)
Dirigido por Ingmar Bergman 


#26 EM BUSCA DO OURO
The Golden Rush (EUA, 1925)
Dirigido por Charles Chaplin 


#25 ZOMBIE – O DESPERTAR DOS MORTOS
Dawn of the Dead (EUA, 1970)
Dirigido por George A. Romero 


#24 CABRA MARCADO PARA MORRER
Idem (Brasil, 1985)
Dirigido por Eduardo Coutinho 


#23 CIDADÃO KANE
Citizen Kane (EUA, 1941)
Dirigido por Orson Welles 

#22 AURORA
Sunrise: a Song For Two Humans (EUA, 1925)
Dirigido por F.W. Murnau


#21 A MARCA DA MALDADE
Touch of Evil (EUA, 1958)
Dirigido por Orson Welles 


#20 SHERLOCK JR.
Idem (EUA, 1924)
Dirigido por Buster Keaton 


#19 O ANJO EXTERMINADOR
El Ángel Exterminador (México, 1962)
Dirigido por Luis Buñuel 


#18 O ILUMINADO
The Shinning (UK/EUA, 1980)
Dirigido por Stanley Kubrick 


#17 CREPÚSCULO DOS DEUSES
Sunset Boulevard (EUA, 1950)
Dirigido por Billy Wilder 


#16 NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA
Annie Hall (EUA, 1977)
Dirigido por Woody Allen 


#15 RASTROS DE ÓDIO
The Searchers (EUA, 1956)
Dirigido por John Ford


#14 TAXI DRIVER
Idem (EUA, 1976)
Dirigido por Martin  Scorsese


#13 O PODEROSO CHEFÃO
The Godfather (EUA, 1972)
Dirigido por Francis Ford Coppola 


#12 ONDE COMEÇA O INFERNO
Rio Bravo (EUA, 1959)
Dirigido por Howard Hawks 


#11 PROFISSÃO: REPÓRTER
Professione: Reporter (Itália, 1975)
Dirigido por Michelangelo Antonioni


#10 JANELA INDISCRETA
Rear Window (EUA, 1954)
Dirigido por Alfred Hitchcock 


#9 2001 – UMA ODISSEIA NO ESPAÇO
2001: A Space OdYssey (EUA, 1968)
Dirigido por Stanley Kubrick 


#8 BLOW-UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO
Blow-up (UK, 1966)
Dirigido por Michelangelo Antonioni 


#7 O INTENDENTE SANSHO
Sanshô Dayû (Japão, 1954)
Dirigido por Kenji Mizoguchi 


#6 NO SILÊNCIO DA NOITE
In a Lonely Place (EUA, 1950)
Dirigido por Nicholas Ray 


#5 KILL BILL
Idem (EUA, 2003 e 2004)
Dirigido por Quentin Tarantino 


#4 O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS
Pierrot Le Fou (França, 1965)
Dirigido por Jean-Luc Godard 


#3 O ANO PASSADO EM MARIENBAD
L’Année Dernière à Marienbad (França, 1961)
Dirigido por Alain Resnais


#2 UM CORPO QUE CAI
Vertigo (EUA, 1958)
Dirigido por Alfred Hitchcock 

#1 UM TIRO NA NOITE
Blow Out (EUA, 1981)
Dirigido por Brian DePalma 

9 Respostas para “os 30 melhores filmes de todos os tempos

  1. Poxa, justo Kill Bill?²
    Bom, sou cinéfila e estudo cinema. Não estou aqui para falar sobre o que não entendo.
    Se for pra desdenhar de Kill Bill e exigir que Titanic, Avatar e Ghost façam parte de uma lista dos 30 melhores filmes é melhor ficar calado.
    Sou discípula de Tarantino e apesar de Pulp Fiction ser meu preferido dele, cada vez que assisto à Kill Bill fico mais boquiaberta.
    ótima lista, porém, a minha seria diferente.
    Mas admiro seu gosto.

  2. Eu não sou cinéfila e nem estudo cinema. Mas gosto muito de ver filmes e sinto falta de filmes inteligentes, os filmes atuais me passa a sensação de filmes industriais feitos somente para ganhar dinheiro. E estou aqui vendo esse blog para achar filmes interessantes para assistir e dizer esse sim é um filmaço…..
    Qto a essa lista é bem genérica (digo genérica pq melhores filmes de todos os tempos pode ser em vários setores) e pessoal. Remete ao gosto do autor deste blog e quem não gostar que faça sua própria lista. O que acho que acrescenta e muito. Eu não conheço a maioria dos filmes que foram colocados, então nem posso opinar. Mas com certeza, vou assistir os filmes da lista, os quais não conheço.
    Mas 2001 – Uma odisseia no espaço provavelmente não vou ver pois não gosto deste estilo de filme. O Iluminado é muito bom!!! e janela indiscreta eu vi um que era mais recente e com o Jonnhy Deep, não sei se é o mesmo filme. Mas gostei bastante, mas vou querer ver esse tb. Afinal tb vi as 2 versões do Iluminado. kkkkkkkk

  3. Então agora que vc disse isso, fui dar uma pesquisada e confundi o nome….. confundi com “A janela secreta” que esse sim foi com o Johnny Deep rsrrsrsrs
    mas mesmo assim, bom saber que tem a outra versão ai assisto as 2 tb… rsrrsrs

Deixe um comentário

